Características de um cão de apartamento
Sociabilidade
Os cães de apartamento são obrigados a partilhar as zonas comuns com outras pessoas, incluindo crianças e provavelmente outros cães. Ao levar o cão à rua pode ter de dividir o elevador, ao entrar no prédio pode encontrar uma criança com comida na mão, etc. São muitos os “encontros imediatos” que um cão de apartamento tem de passar.
Ao crescer neste ambiente o cão acaba por se adaptar à pessoas, mas facilmente há vizinhos novos, visitas a entrar e sair o que implica que um cão para apartamento deve ser naturalmente sociável. Isto exclui as raças as raças mais territoriais e que por natureza são menos tolerantes em relação a outros cães.
Nível de energia baixo
Na verdade, o nível de energia dos cães de apartamento deve ser baixo, quando estão em casa. Há raças mais enérgicas que são muito calmas em casa e só dão largas ao exercício durante o passeio.
Isto é um factor determinante para a escolha do cão. Um cão muito activo dentro de uma casa com pouco espaço acaba por entrar em stress e começa a libertá-lo destruindo e roendo objectos.
O nível de energia não está ligado ao porte do animal. Cães de porte grande podem ser verdadeiros molengas em casa, enquanto que cães de porte mais pequeno parecem ligados à corrente 24 horas por dia!
Note contudo que todos os cães necessitam de ser passeados várias vezes ao dia. Os cães de apartamento não são excepção, nem mesmo os de porte mais pequeno. Fala-se assim de cães com baixo nível de energia, mas não sem vontade de passear.
Pouco barulho!
Os problemas mais comuns com vizinhos surgem devido ao barulho. Um cão silencioso ou que ladra apenas quando há algum estímulo que o justifique é o ideal para apartamento. Existem também raças de caça que podem não ladrar com muita frequência, mas que têm uma voz poderosa e muito audível. É de evitar ter estes cães em apartamento!
Estigma
Vale a pena mencionar que a vida de um dono de um cão de apartamento é facilitada se o cão for considerado amigável pela sociedade. O American Staffordshire Terrier é um cão aconselhado para apartamento, desde que bem socializado com outros cães e pessoas. Mas devido ao estigma que cai sobre os cães que se parecem com Pit Bulls estão sujeitos, ter um cão destes num apartamento implica ter mais cuidado na relação com vizinhos. Por vezes mesmo tendo todos os cuidados com o cão, há simplesmente pessoas que não aceitam partilhar o prédio com cães destas raças e podem causar algumas dores de cabeça. Com isto não queremos dizer que deve limitar a sua escolha pela percepção errada da sociedade em torno desses cães, mas se escolher outras raças pode estar a prevenir problemas com vizinhos implicantes.
Fonte: https://www.lowcostveterinarios.pt/arca-de-noe/as-melhores-racas-de-caes-para-viver-em-apartamento/